Farmácia Hospitalar - como disciplina e como sector de desempenho de actividades farmaceuticas

Tema: Farmácia Hospitalar - como disciplina e como sector de desempenho de actividades farmaceuticas

A disciplina de Farmácia Hospitalar aborda: Generalidades da Farmácia Hospitalar. Planificação de um serviço de Farmacia Hospitalar, Etapas de um Farmacêutico Planificador. Aspectos éticos da orientação profissional. Gestão, seleção, Aquisição, Armazenagem e distribuição de medicamentos. Sistemas de distribuição de medicamentos. Farmacotecnia. Informação de medicamentos. Centro de Informação de medicamentos. Farmácia Clínica. Terapêutica citotóxica e Nutrição artificial. Aulas praticas no Hospital Central de Maputo (HCM).

Objectivos de Aprendizagem  

a)      Conhecer a estrutura geral, organização e funcionamento de uma Farmácia, tanto hospitalar como comunitária;

b)      Ser capaz de descrever as diferentes áreas da Farmácia, relacionando-os com as suas funções;

c) Conhecer a organização e gestão, distribuição e informação, farmacotecnia, controlo de qualidade, farmacovigilância, farmacocinética, farmácia clínica, cuidados farmacêuticos, formação e investigação;

d)  Analisar, sintetizar e fazer a integração dos conhecimentos para melhor responder as necessidade dos pacientes que procuram ajudam medica e farmaceutica para a prevenção, tratamento e cura das doenças.

 

Resultados de Aprendizagem

 

  1. Aplicar os conhecimentos de gestão de stock numa farmácia ou importadora de medicamentos;
  2. Argumentar sobre o processo de instalação de um laboratório de preparações estéreis e não estéreis, mediante o uso de camaras de fluxo laminar vertical e horizontal;
  3.  Explicar as abordagens actuais para o tratamento de cancro, assim como doentes desnutridos;
  4. Resolver os problemas das principais reacções adversas encontradas no uso de medicamentos no âmbito hospitalar;
  5. Avaliar os principais erros de medicação que podem levar a resistência aos antimicrobianos;
  6. Aplicar os cuidados farmacêuticos na atenção aos doentes internados e em ambulatório;
  7. Recomendar as melhores estratégias para a melhorias na gestão de medicamentos as diferentes Comissões hospitalares em que o farmacêutico participa.

        Utilização das TIC em Farmácia Hospitalar

As TICs influenciam positivamente na qualidade do ensino, uma vez que as tecnologias multiplicam as possibilidades de pesquisa para os alunos e contribuem para um processo de aprendizagem mais activo e engajado. Nas aulas de Farmácia Hospitalar temos usados:  computadores, celulares, notebooks, tablet, Wi-fi, pen drive, Bluetooth, internet, aplicativos, sites, programas, Teams, Zoom, Google meet, Google form, etc.

 



Comments